sábado, 17 de março de 2012

Viagem ao Mundo dos Micróbios- Samuel Murgel Branco


Li esse livro quando tinha 6 anos. Ganhei da minha mãe quando acabei a minha alfabetização. Eu o escolhi na livraria por ter 39 páginas, o que na época  era um livro enooorme e o nomeie "o livro grande". Demorei um pouco para ler mas ao terminar eu tomei uma grande decisão na minha vida, tá bom que na época eu não sabia que estava tomando uma decisão. Com a leitura desse livro eu decidi ser bióloga e só lembrei que meu amor por essa profissão começou aí quando me perguntaram em que momento da minha vida eu a cogitei.
Se perguntarem para a população mundial o que se pensa quando se fala de micróbios, principalmente bactérias a resposta de 99,9% será doenças. Isso deve-se a microbiologia médica, que estuda esses serzinhos com o foco em "como amenizar os males que eles fazem a saúde humana". Por causa desse livro eu me enquadro no 0,01% da população que sabe que os micróbios estão presentes em todos os lugares imagináveis e que não nos trazem só males, que vários avanços na própria saúde humana deve-se a ação deles, como o iogurte e a penicilina.
Na verdade não se pode imaginar o mundo atual sem a ação de microrganismos. O pão que comemos todos os dias são resultado do seu trabalho, a fermentação de bebidas alcoólicas são eles quem fazem e o solo não seria fértil sem a suas presenças.
Eu li em um artigo certa vez que não há motivos para depressão, você nunca está sozinho. Neste exato momento há milhares de microrganismos  dentro de você. Digo algo além disso, microrganismos que estão aí para te proteger, pequenos (microscópicos até)seres que te ajudam todo dia, e que sem eles a vida não seria possível.
Eu recomendaria essa leitura a qualquer um... Muito boa e didática.Venha fazer parte de 0,01%,quem sabe se esse livro desperte mais um biólogo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário