segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cotoco- O Diário (perversamente) engraçado de um garoto de 13 anos - John van de Ruit

Olá, como vai vocês?
Eu estava com muita vontade de resenhar esse livro pois ele é fantástico.
Logo quando lançou tinha muitas resenhas fazendo boas criticas a ele e me deu uma vontade gigantesca de compra-lo, mas ele saiu a quase 40 reais e meu bolso não iria suportar. Usei todo o meu auto controle e não o comprei. Fui em uma feira do livro com uma amiga no inicio do ano passado e tinha uma edição em um sebo a 15 reais, mas estava tão mal cuidada que resolvi não comprar. Eis que os meses passam e eu vou passear despretensiosamente no conjunto nacional aqui de Brasília e entro naquele paraíso literário que é a livraria leitura de lá e vejo o livro novinho e cheiroso por (pasmem-se) 10 reais. Isso mesmo, você não leu errado.
Eu o li um pouquinho depois de eu comprar, só esperei terminar de ler o que eu já estava lendo e quando fui lê-lo a minha faculdade entrou em greve. Lembro de ter lido no restaurante da minha mãe e dos clientes acharem que eu estava ficando doida de tanto que eu ria.
No final da leitura a cozinheira até me pediu emprestado(e ainda não me devolveu :/).
A história é o ano letivo de Jonh Milton, um garoto de 13 anos com uma família insana e calouro em um colégio interno. O livro se passa no inicio da decada de  90 na África do Sul, o ano do Apartheid, e isso é tratado de forma bem leve no livro.
Quando Milton chega no dormitório ele percebe que todos seus colegas tem nomes esquisitos, como Rambo e Cachorro doido, e seu apelido vem quando ele vai tomar bano e seus companheiros descobrem que suas partes são pouco desenvolvidas. Pronto, agora nosso protagonista com nome de escritor se chama oficialmente Cotoco.
 O livro é realmente perversamente engraçado, como diz o título. Nele nos vemos Cotoco passar por coisa que não pensaríamos que garotos de 13 anos passam, mas mostra muito bem a entrada na puberdade, a fase que eles começam a se enteressar por garotas, os mergulhos "fora da lei" com os colegas de dormitório e as lições de amizade e companheirismo que ele tem durante esse ano.
Durante a leitura do livro da para ver o quanto ele amadurece, o quanto ele tem novas experiências que fazem ele tirar lições para a vida.
Eu adorei com todas as forças do meu coração o professor dele, que dava cada vez livros mais legais para ele ler. Tive invejinha. #prontofalei
Para finalizar gostaria de dizer que a leitura desse livro é realmente um presente, ele te faz rir, te faz refletir ou até mesmo te faz ver a vida de má maneira mais despreocupada. Por que não impota como a sua família é doida, ela não chega aos pés da do Cotoco. Não importa o quanto seus amigos te botam em frias, o importante é ter amigos que gostam de você de verdade, e estão lá para te ajudar no que for que seja. Se Cotoco conseguiu enfrentar esse ano com muito bom humor não há nada impossível nesse mundo...
Até.
=}

Nenhum comentário:

Postar um comentário